marcadores

sábado, 4 de abril de 2009

como surgiram a tatuagem?



Elas são símbolos da vida moderna e estão visíveis nos corpos de milhares de pessoas, mas seu surgimento data de milhares de anos, assim como a controvérsia que provocam. Na Europa medieval, por exemplo, as tatuagens foram banidas por serem consideradas "coisa do demônio"


Há muitos indícios de que o costume de marcar o corpo é tão antigo quanto o surgimento da humanidade. É o que fica comprovado ao se analisar múmias egípcias que remetem a cerca de dois mil anos antes de Cristo e trazem inscrições no corpo, bem como a múmia de aproximadamente 5,3 mil anos de idade que foi descoberta em 1991 e apresentava linhas azuis desenhadas na pele.

Nos tempos remotos, a tatuagem era considerada uma forma de expressar a personalidade ou de os indivíduos demonstrarem que pertenciam a uma mesma comunidade. No entanto, os primitivos também faziam uso delas para registrar fatos de sua cronologia biológica (nascimento, reprodução, etc.) e de suas características sociais (para comunicar se eram guerreiros ou sacerdotes, por exemplo).

Segundo a antropóloga Debora Krischke Leitão, que pesquisa os significados da tatuagem contemporânea, hoje as motivações para marcar o corpo atendem a anseios individuais. "Aos desenhos bordados na pele são atribuídas características próprias da personalidade individual. O corpo fisiológico e biológico deve ser moldado e adornado de acordo com essa personalidade, e está subordinado a uma vontade do indivíduo", afirma.

Nenhum comentário:

 
©2007 '' Por Elke di Barros