marcadores

terça-feira, 25 de agosto de 2009

tipos de goticos.

As pessoas podem imaginar que o gótico pertente a somente um estereotipo. Que é aquela coisa sombria, com visual antiquado e retrô. Isso está bem longe da verdade, tanto em termos de cena como em termos de concepção visual.
Evidentemente que os próprios góticos não se preocupam em saber em qual visual se encaixam. Esse visual entra automaticamente, independentemente dele querer “escolher” ou não. As pessoas também adotam mais de um visual, muitas vezes mais situacional também, quando não mesclam dois ou mais visuais.
Abaixo serão mostrados os tipos de gótico mais comuns, com suas respectivas explicações



Tradicional Goth/Darkwaver
O estilo mais comum e mais difundido. Veio da década de 80, com fortes traços do visual punk.
Eles costumam gostar de bandas mais tradicionais da cena, como Bauhaus, Sisters of Mercy, Clan of Xymox antigo. Seria, dentro do contexto darkwave, a ala “old school”. Em geral tendem a não considerar muito a existência do electrogoth ou não gostar muito daquela coisa de “ebm-industrial-synthpop” que muitas bandas acabam assumindo.
Visualmente remetem ao visual post-punk, com o uso de muito preto, maquiagem e penteados espetados, influenciados por toda a leva de bandas dos anos 80. Costumam também mesclar roupas de sado-masoquismo, roupas antigas (como sobretudos, capas e vestidos longos), coturnos, roupas de couro (como jaquetas) e jóias prateadas
.



Deathrocker
O deathrock é a parte da música darkwave mais ligada ao punk. Por conta disso seus fãs mais ardorosos tendem a parecer punks, mas com uma roupagem mais sombria e sinistra.
Grandes nomes do estilo, com Christian Death, Specimen, Alien Sex Fiend são sempre ícones para esse tipo de fã. Bandas novas, como Bloody Dead and Sexy e Tragic Black mostram que o estilo ainda vive e possui energia.
O visual deathrocker é punk. Roupas rasgadas, cabelos moicanos, brincos, coturnos e outras coisas do guarda-roupa punk. É muito fácil confundir um deathrocker com um punk, a primeira vista. Também possuem uma forte preferência por filmes de terror, sobretudo aqueles de baixa produção.

Rivethead
Esse grupo é composto por fãs de música industrial.

Os rivet, em geral, tendem a rejeitar a cena gótica, não gostando muito da sua associação com a mesma. Um número considerável deles sequer gosta de darkwave ou alguma coisa relacionada ao gótico propriamente dito.

Ouvem bandas como Wumpscunt e Skinny Puppy, que vêm da cena EBM ou grupos de metal industrial/rock industrial, como Nine Inch Nails e Rammstein. Há dentre eles o pessoal que curte o industrial mais cru e verdadeiro, com Terminal Choice e Throbbing Gristle.

Seu estilo visual se pauta em roupas com aspecto mais futurista, como sobretudos no estilo do filme Matrix e adereços militares/metalizados. Seus penteados tendem a refletir um estilo mais direto, reto, sem muitos detalhes. Dentro do seu visual adota vestimentas como uniformes, luvas, máscaras industriais etc.


Cybergoth
O cybergótico nasce dentro de uma cena eletrônica.

Suas roupas são bem diferentes das roupas do gótico tradicional, com cores fluorescentes, néon, misturados com alguma coisa escura. Seu vestiário usa e abusa de temáticas futuristas, pegando idéias até mesmo dos filmes de ficção cientifica.

As bandas proeminentes para esse tipo de gótico são da cena eletrônica. Muitos sequer ouvem alguma coisa próxima do darkwave, exceto talvez por uma banda ou outra. Ouvem muito EBM, Industrial, Synthpop, Futurepop, Noise. Bandas como Das Ich, Front 242, Assemblage 23, Android Lust etc.


Kinder Goth ou Baby Goth
São pessoas, em geral adolescentes, que estão descobrindo a cena. Muitas vezes discriminados pela pressão dos pais e dos colegas, acabam muitas vezes sendo chamados de paga-paus e coisas do tipo. Muitos góticos passam por esse estágio antes de entrarem de cabeça na cena. Em geral começam conhecendo uma banda ou outra e bandas que vendem como se fossem góticas. Em alguns casos começam também a curtir alguma coisa da cena electro, o que tende a gerar tipos ainda mais mistos futuramente.

A mídia costuma rotular esse tipo de gótico como o padrão para o gótico, o que é uma mentira enorme. Ouvem bandas com HIM e Marilyn Manson, que são bandas com uma orientação mais metal. Assim também acontece com Lacrimosa, que seria o mais próximo da cena que eles chegam nesse estágio.
As suas roupas tendem a mostrar um estilo mais voltado ao metal, que é menos extravagante e chamativo. Muitos góticos costumam se referir a essas pessoas como “wannabes”, pela sua postura e por acharem a si mesmos de góticos, mesmo sem pertencer a cena, de fato.


Victorian Goth
Esse tipo surgiu quando os góticos passaram a procurar referência no visual vitoriano. Inspirados em filmes e em livros de romances góticos, vestem roupas como vestidos longos e rendados, luvas, corsets, ternos, casacas, chapéus, bengalas e outros acessórios tipicamente vitorianos.

Não há um tipo de som predominante nesse tipo. Há uma preferência muito grande pelas bandas de gothic rock e darkwave no geral.

17 comentários:

gAng disse...

legal =D
num sabia muitodos góticos não, so agora li um artigo qu e fla dos sub estilos góticos
eu fiko mais no punk

www.hysteria-project.blogspot.com

Rogerio disse...

quantos tipos...apesar de não fazer o meu rsrsr...mas o legal e que cada um tem seu jeito...

Cão Pelado disse...

Acho mto brega esse estilo gótico...mas gosto é gosto...rs

http://caopelado.blogspot.com/

ninainwonderland disse...

as pesoastem mto preconceito com o gotico, mas é uma cultura bacana!

Hique disse...

uau

gostei

sempre achei tudo muito bonito mas não sabia diferença nenhuma, dá pra ter noção agora.

Terro-san disse...

gostei do blog!
não sou chegado ao estilo,nunca me paorfundei muito, mas não tenho nada contra, até acho algumas coisas legais, o que mata é o povo poser, como teve em malhação recentemente.
Eu gostei dos cybergoth, me lembrou os malkavians e nem sabia que tem tantas vertendes do gótico, tem tantas quanto os estilos de rock! o.o

Luiz Augusto disse...

Pelo que pude perceber, dá o maior trabalhão ser Gótico...

RSRSRSR

Postado por : King Maggot disse...

Legal pakas o Blog !!!

se tivesse q dar nota daria 8 !

parabééns !

precisa ageitar algumas coisaso encaixe dos lançes e talz..isso é o de menos ! importa o Conteúdo!!


visitem o meu www.staysicbr.blogspot.com

Pobre esponja disse...

Gosto da literatura gótica. Aliás, muita gente acha que "Gótico" é ou foi um modismo: existe antes mesmo de existir o Rock tradicional: claro que em outras referências, como construções.

abç
Pobre esponja

Ana Célia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Célia disse...

eu acho tudo igual...

anna disse...

Sou estudante de todos os movimentos existentes!Punk,Góticos,Headbanger e até skinheads,bem gosto de entender seus objetivos,e intendê-los de fato.Para não passar por ai degredindo nenhuma tribo assim dizendo!Leio toudo o que posso sobre qualquer um desses gêneros,procuro ver o dicernimento de cada site ou blog se realmente condiz com a realidade,pois a mídia e a internet tende muito a mostrar sem realmente ir a fundo e pesquisar sobre tal realidade!!!Bem eu adorei tudo,é sempre bom quando alguém mostra o quê o movimento quer realmente mostrar!E sinto muito quando os leigos não entenden e preferem ficar com o que os Wannabes passam!
Bem eu sou amante da cultura gótica,mas não vico sem precioso Metal!Então quando me perguntam qual tribo pertenço eu simplesmente digo que Amo as duas mas de fato talvez não pertença a nenhuma!!!;*

Liรร disse...

Verdade que, não vejo a subcultura como divisivel por esteriótipos... Em outras palavras, acho que não dá para definir tipos góticos, ou uma pessoa é gótica em sua totalidade que muitas vezes mescla cada estilo por você apresentados -- ou simplesmente não é...

Lady Cáhh disse...

Interessante! Não sei porque, mas o Victorian me lembrou um pouco steampunk.
Adorei seu blog! Estou te sequindo.
Beijos

MURKY disse...

eu me encaixo no BABYGOTH OU KINDERGOTH! To começando no mundo gótico!

Anônimo disse...

Rivethead nem gótico é, os rivetheads geralmente odeiam góticos, dá muita treta na europa oriental de Rivetheads X Cybergoths

Anônimo disse...

SER GÓTICO É TER STILO SUPER BONITO O ESTILO MEDIEVAL SEMPRE GOSTEI DOS CASACOS LINGOS COISAS PRATIADAS.
ESQUECERAM DD FALAR QUE GÓTICOS TEM UM BOM GOSTO COM ARTE.AS PESSOAS TDM UM PRECONCEITO BESTA.SE ESTIVESSEM NA ERA MEDIEVAL TERIAM OUTRA OPINIAO.PRA FALAR A VERDADE ATÉ HOJE O ESTILO MEDIEVAL É O MAIS VALORIZADO.VAI USAR BLUSA DE ALCINHA COM CHORTINHO NO INVERNO.KKKKKK
AJA GOTICO IMBUTIDO NO MUNDO.

 
©2007 '' Por Elke di Barros